Bacharelado em Engenharia de Petróleo

SITE - Engenharia de Petróleo

INFORMAÇÕES GERAIS

O Curso da FANESE

A Fanese possui um corpo docente composto por professores especialistas, mestres e doutores da área de Petróleo, Gás e Biocombustíveis.  Promove  visitas técnicas,  aulas práticas nos seus laboratórios próprios, possui convênio com a empresa Pearson (laboratórios virtuais de física e química) e com o  SENAI/SE para realização de aulas práticas do conteúdo do curso.  Além disso, será ofertado para os primeiros 60 colocados o curso de inglês instrumental totalmente gratuito.

Informações Gerais

O engenheiro de petróleo atua nas diferentes etapas da cadeia produtiva do petróleo, do gás natural e do biocombustível. Um profissional habilitado em para planeja e coordena a execução das atividades relacionadas à pesquisa de novas jazidas e à produção de petróleo e gás natural, atuando na exploração, produção, transporte, refino, comercialização, distribuição e logística. Realiza também estudos geológicos e de a viabilidade técnica e econômica.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para engenheiros de petróleo é muito próspero  e os profissionais não encontram grandes dificuldades em conseguir emprego logo após se formarem.   O setor de petróleo e gás deve contar com o maior crescimento de vagas até 2020: entre 13% e 19% dos pelo menos 600 mil postos de trabalho a serem criados.

Além das grandes empresas multinacionais e terceirizadas, a Petrobras é a grande empregadora no Brasil. E este quadro deve se manter, devido à exploração do petróleo do pré-sal, os imensos depósitos localizados 5 mil metros abaixo do solo marinho.  Fora as reservas do pré-sal, há trabalho também na exploração do petróleo em jazidas em terra e no mar, em bacias de águas menos profundas.     Recentemente, a Petrobras  divulgou a descoberta de mais um poço para exploração de gás na Bacia Sergipe-Alagoas. A área é conhecida como Poço Verde e fica localizada a 52 km da costa de Aracaju em uma profundidade d’água de 2.196 metros.

Campo de Atuação

  • Prospecção de reservatórios
  • Extração de petróleo e gás
  • Desenvolvimento de equipamentos
  • Transporte e distribuição de petróleo e gás
  • Processamento primário
  • Refino
  • Comercialização
  • Logística
  • Pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica

Diferencial do Curso

O bacharel em Engenharia de Petróleo combina as técnicas da engenharia com conhecimentos em mineração e geologia para encontrar e explorar poços e jazidas de petróleo e gás natural. É um profissional preparado para acompanhar a produção e o beneficiamento do produto extraído, gerenciar sua comercialização e o transporte de petróleo e seus derivados. Seu principal campo de atuação são as empresas petrolíferas, refinarias e indústrias petroquímicas. Além disso, ele tem como responsabilidade a segurança da sua equipe e preservação do meio ambiente, prevenindo os riscos oportunos das operações, como vazamentos em plataformas ou explosões.  Este especialista também pode atuar em consultorias ambientais e no setor de exportação e importação, fazendo pesquisas de preços de matérias-primas ou captando compradores. É requisito da profissão conhecer a legislação internacional do setor e ter fluência ao menos no inglês.

Turno de Funcionamento: Manhã e Noite

Autorização de Funcionamento: Portaria n° 489, de 26/06/2015

Object 


Parceiros

Convênios